CARTÕES

CARTÕES E MENSAGENS DE NATAL


NATAL SIMBOLOS E TRADIÇÕES




CARTÕES DE NATAL


A tradição de enviar cartões de felicitações natalinas se iniciou na era Vitoriana em 1843.

O inglês JOHN CALLCOTT HORSLEY pintou o primeiro cartão por sugestão de SIR HENRY COLE, que foi o fundador e diretor do South Kensington Museum, atual Museu Victory and Albert em Londres.

IMPRESSÃO GRAFICA

Em 1886, uma das maiores empresas gráficas de Bostorn, a “Louis Prang”, foi quem primeiro no mundo lançou um cartão de Natal. Foi a primeira vez também que alguém vestiu PAPAI NOEL de vermelho. Essa cor passou a significar o espírito alegre do Natal em todas as casas onde se festejasse o nascimento do Menino Jesus.

A partir desse cartão e do desenho de Last, a imagem de Noel passou a receber contribuições de diversos artistas, até que, em 1931, o desenhista americano e publicitário Haddon Sundblom, contratado para essa missão pela “The Coca-Cola Company”, deu forma humana, chegando a essa perfeição visual que hoje conhecemos. A cor vermelha usada de forma pioneira no cartão, que já era marca de todas as peças publicitárias da empresa, foi mantida.

Rapidamente, o costume de desejar Boas Festas com o uso de um cartão se estendeu por todo o mundo, esses cartões começaram a ser impressos coloridos. Já a partir dessa época a imagem de Santa Claus - com suas diversas variações ao longo das décadas - começou a ser freqüente nos cartões de Natal.

Atualmente milhões de cartões são produzidos em todo o mundo. Geralmente são enviados a amigos e parentes com mensagens de esperança e amor.

Hoje, em tempos virtuais, repito o gesto de Horsley

Remetendo a você a cópia do primeiro cartão de Natal desejando os mais sinceros votos de BOAS FESTAS E UM FELIZ 2009 com paz, amor, harmonia, saúde e prosperidade.